11 de maio de 2015

Presidente do CC do IILP fala sobre a expansão do português pelo mundo


Publicado em Maio 5, 2015 por IILP

O português é uma língua que está em expansão, segundo o presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, IILP .
O moçambicano Raul Calane da Silva fez as declarações no âmbito do 5 de maio, o dia da Língua Portuguesa e da Cultura. As Nações Unidas e os países lusófonos desenvolvem laços de cooperação através da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.
“Podem neste dia trocar o abraço democrático do idioma da língua portuguesa. Ninguém com a escolha do português quer desvalorizar os idiomas próprios, nenhum é monolíngue, o português realmente é uma língua que se enriqueceu com outras línguas do mundo, e hoje esta cada vez mais a ser muito querida e estudada, isto talvez tenha a ver com a expansão econômica das antigas colônias portuguesas, mas também tem a ver com aquilo que é uma nova leitura sobre o que esta acontecer com o português na estratégia mundial dos idiomas.”
Calane afirma que essa reflexão deve olhar para o momento que considera oportuno para a expansão do português.
“Porque nestes países que se dizem, o Japão, a Indonésia, o Senegal estão a estudar português? A Turquia pediu agora para ser membro observador, por que? Por causa da economia. Quase todos os países que falam o português ou tem português como língua oficial estão ricos em hidrocarbonetos, então a linguagem do dinheiro fala mais alto. Eles agora estão interessados em aprender. Para virem cá fazer o comércio tem que conhecer o idioma., então vamos aproveitar esta deixa, vamos crescer cada vez mais.”
Fonte: Rádio ONU


Nenhum comentário: