15 de outubro de 2012

SOU PROFESSORA E ME PARABENIZO.



Não, não estou com surto de egoísmo. 15 de outubro – é o DIA DOS PROFESSORES.
Ops: DIA DAS PROFESSORAS.

Sem exclusividade de sexo, no meu texto homenageio a todos,
basta fazer as adaptações pelas categorias.
Vou dizer o óbvio, mas vou dizer.

Pelo sentido canônico, professora ensina, mas, há anos e anos
na profissão de docente, confirmo que ensinar é,
antes de tudo, aprender. Aprendi a estudar para ensinar,
aprendi a pesquisar para ensinar a pesquisar.
Aprendi que cada aluno é um,
porque nenhum modo de me olhar é igual.
Aprendi que avaliar um aluno é, antes de tudo,
autoavaliar-nos pra descobrir se sabemos ensinar para que
um estudante aprenda e seja avaliado.
Descobri que professor não reprova,
quem se reprova é o aluno,
porque não aprendeu o que a professora ensinou
- e ensinou bem -,
pois sempre prepara suas aulas sabendo o que vai ensinar e para quem.

Olhando o passado e rememorando os muitos e muitos alunos
que estiveram em minhas salas de aula,
para quase todos eu daria a carteirinha de estudante;
para uns poucos eu daria a de aluno.

Adquiri a certeza de que ler é um processo
que vem de dentro da mente (coisa que nenhum dicionário diz),
pelo exercício da descoberta e pelo desejo de crescimento.
Todo mundo quer descobrir, todo mundo quer crescer,
todo mundo quer ler. Diga que um livro é raro,
que é difícil de encontrar, e logo todos querem reserva
para que só um não seja beneficiado.
Se o livro está fora da estante (sumido) na biblioteca, bate o desespero...

Meus alunos me conduziram a aprender que
a generosidade no repasse do conhecimento
é o maior mérito de uma professora,
que estuda a vida toda pra deixar um legado do saber aos que nela confiam.

Teresa de Ávila – a Santa Doutora da Igreja –
revelou que “ensinar”, longe de teorizar,
é transmitir convicções e comunicar experiências.
O dia 15 de outubro é consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila.
Eu tenho convicção. Parabéns, Professoras!  Parabéns, Professores!

Profa. Enilde Faulstich

Nenhum comentário: