19 de março de 2012

PATRIMÔNIO AMEAÇADO



BRASÍLIA: PATRIMÔNIO AMEAÇADO
(E SOB A INSPEÇÃO DA UNESCO)
EMANUEL MEDEIROS VIEIRA
Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como penico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada como forma de avião, mas sim de Camburão
(Oscar Niemeyer)
Desembarcaram em Brasília no dia 13 (terça-feira) deste mês, dois especialistas indicados pela Unesco para visitar a cidade e analisar as irregularidades espalhadas pela capital federal.
A missão – como lembra a jornalista Helena Mader – foi solicitada pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris, devido às inúmeras denúncias de agressões à concepção da cidade.
As autoridades brasileiras e representantes do GDF (Governo do Distrito Federal), como do governo federal, precisarão dar satisfação à Unesco em relação às ilegalidades.
Um dos eixos do trabalho será o relatório produzido em 2001, quando Brasília recebeu a última visita da instituição
.
O Plano original do Plano Piloto tem sido constantemente deturpado e violado: fizeram “puxadinhos”, pilotis foram cercados, construíram coberturas irregulares, invadiram áreas e terras públicas. E muito mais.
Os especialistas (o argentino Luís Maria Calvo e o espanhol Carlos Sambrício) também querem analisar legislações relacionadas à preservação do patrimônio, como o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), apresentado no mês passado e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), cujo projeto de revisão está parado na Câmara Legislativa (basta a última informação para causar arrepios...).
Depois da visita, os especialistas terão até 6 de abril para elaborar  o relatório relativo à missão.
O documento será entregue no Centro de Patrimônio Mundial e também deve ser encaminhado para debate na reunião anual da Unesco, que será realizado em julho deste ano, na cidade de São Petersburgo, na Rússia.
Na primeira visita, representantes da organização pediram pressa ao governo local para ser criada uma zona de proteção ao redor da área classificada como patrimônio mundial e recomendaram que o governo desse prioridade à elaboração de um plano diretor para a região protegida.
“As medidas só começaram a sair do papel no mês passado, com atraso de mais de uma década e às vésperas da chegada segunda missão a Brasília”, lembra Helena Mader.

Brasília surgiu a partir do cruzamento de duas linhas.
Como observou alguém, a simplicidade do traçado de Lúcio Costa é a essência do Plano Piloto.
Há exatos 25 anos, a importância dessas ideias inovadoras foi reconhecida e a cidade recebeu o título de Patrimônio Mundial a Humanidade.
“Mas hoje a leveza do desenho de Brasília, vencedor do concurso que escolheu o projeto da nova capital, contrasta coma vulgaridade e com a falta de padronização das construções irregulares”, sublinha um observador.
Os problemas dos brasilienses ganharam dimensão internacional e serão escancarados para o mundo inteiro.
Um triste exemplo: a quantidade de edifícios acima da altura permitida chama a atenção e mudou completamente a paisagem a antiga área dos pioneiros.
È a ganância, a cobiça, a corrupção disseminada, péssimos governos, o espírito predatório de muitos “construtores”, e uma classe política que é uma das piores do Brasil.
Não é queixa nostálgica.
É a qualidade de vida das próximas gerações que também está em jogo.
Quero dizer:  é a própria vida que está em jogo.*
*Na redação do texto, utilizei trechos de matérias publicadas sobre o assunto em jornal da capital, de autoria de Helena Mader.
(Brasília, março de 2012)

Nenhum comentário: