7 de fevereiro de 2012

Aristides de Sousa Mendes não pode ser esquecido


De Jorge da Paz Rodrigues, colaborador da CAS

nem desonrado
Um amigo meu preveniu-me para o facto de estar eminente a ruína definitiva da Casa do Passal, em Cabanas do Viriato, com a extinção da Fundação Aristides de Sousa Mendes, onde este viveu e que é um símbolo da sua coragem e do heroísmo humanista, pois, em 1940, “armado” de 1 simples caneta, desobedeceu a Salazar e como Cônsul de Portugal em Bordéus passou mais de 30.000 vistos em 3 dias, salvando outras tantas vidas do holocausto nazi.
Por isso, tem sido homenageado, honrado  e condecorado, a título póstumo, por portugueses, israelitas, americanos, franceses, holandeses, ingleses, belgas, luxemburgueses, etc.
Por isso, eu e outros decidimos enviar a carta abaixo por e-mail para o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que tutela o assunto e se mais alguns nos quiserem secundar, desde já agradeço, em nome doa amigos de Aristides. O e-mail é: franciscojosemartins@pcm.gov.pt
Exmo. Senhor Dr. Marques Guedes,
Mui ilustre Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
c/o Dr. Francisco José Martins
Lisboa - Portugal,
Excelência,
                A antiga residência de Aristides de Sousa Mendes, «Casa do Passal», em Cabanas de Viriato, porque evoca os actos heróicos deste grande humanista, de que Portugal se deve orgulhar, é a todos os títulos Monumento de toda a Humanidade, tendo sido há anos declarada património nacional.
               Seria uma grande perda para a Humanidade que este espaço ruísse e daí também a importância da continuidade da Fundação Aristides de Sousa Mendes, detentora desse espaço e empenhada em homenageá-lo por acção empenhada de familiares e amigos desta causa, como é o caso do seu neto, com o mesmo nome, que a família elegeu para Presidente do Conselho Geral daquela Fundação.
               Escusado será salientar que se a Fundação for extinta, por ser a detentora da 'Casa do Passal', tal equivale a "destruir" também um autêntico herói, precursor na defesa dos Direitos Humanos, que salvou mais de 30.000 vidas do Holocausto.
               E seria também um descrédito internacional enorme para o Governo Português.
               São estes os motivos principais que me levam a pedir a Vossa Excelência o favor da sua intervenção, para que a Fundação Aristides de Sousa Mendes e a Casa do Passal sejam alvo de medidas que assegurem a sua existência e recuperação.
               Com os meus respeitosos cumprimentos e consideração,

Nenhum comentário: