15 de novembro de 2011

Leda Naud: lembrando o professor


o professor Agostinho sempre entendeu as pessoas. Nunca perguntava sobre suas crenças, ambições, inseguranças. Por isso vivia rodeado de idealistas, sonhadores, trapistas, estudiosos e sábios.
Muitas e muitas vezes me propôs realizar trabalhos em lugares distantes como Goa. Ou, ouvindo-me falar no meu desejo de conhecer Anchorage, dizia: - E por que não?
Nada era impossível para ele. Bastava desprender as amarras da Torre de Belém e lançar-se ao mar.
Sabendo e apoiando minhas incursões no mundo das tintas, acenava-me com a possibilidade de ter um ateliê em Lisboa antiga e ali dedicar-me só à pintura.
- Uma licença do Senado, e venha para aqui - dizia ele.
E eu sonhava em ir e por lá ficar uma temporada. Mas nunca fui. Como nunca fui a Anchorage.
Foi nos primeiros anos da Universidade de Brasília, quando diretoraexecutiva do CBEP (Centro Brasileiro de Estudos Portugueses), que realizei o único trabalho objetivo para ele: recebi a incumbência, e cumpri, de alugar um apartamento em Lisboa, destinado a receber estudantes brasileiros e africanos que fossem realizar pesquisas em Portugal. O aluguel do apartamento, devidamente equipado e com telefone, não teve continuidade em conseqüência da revolução de 64. O CBEP da UnB perdeu sua autonomia financeira e a própria autonomia de vida.
Nos anos 80, quando mais viajei à Europa, sempre me encontrava com o professor Agostinho em minhas passagens por Lisboa. Comunicava-me com ele e com minha querida amiga Maria Cecília Guerreiro de Sousa, sua ex-secretária em Brasília. E lá estávamos em um restaurante da cidade alta, falando sobre projetos e sobre sonhos. Nunca sobre problemas que, se aflorados, à presença e conversa com o Professor, estavam, se não resolvidos, pelo menos equacionados. Ele iluminava o escuro dos problemas e os dedilhava como contas de luz, de maneira que se tornava, se não fácil, pelo menos possível resolvê-los.
Nos comunicamos sempre por cartas ao longo dos anos. E o mais bonito dessas cartas era o possível de tudo, a não-menção de doenças, velhice ou morte.
Quando Ludmila, minha neta, veio morar comigo, ele a encomendou a um anjo-da-guarda. E todos os dias, de manhã bem cedo, dava água para o anjo de Ludmila. Escreveu cartas lindas para ela, que, quando aprendeu a ler, apreciou-as muito. Antes porém, ela lhe mandou um bilhete com impressões de patas de gatos. Ele respondeu com outro, com as impressões das patas dos seus gatos. Ludmila o chamava de "o George".
Este foi o professor Agostinho que eu conheci, amei e respeitei como pessoa profundamente humana, alegre e acessível a todos os sonhos e apelos. Meu amigo. Sobre o filósofo e sábio que ele foi, não falarei. Nem o saberia.
______________________________________
Texto recolhido da obra IN MEMORIAM de AGOSTINHO DA SILVA. Organização de Renato Epifânio, Romana Valente Pinho e Amon Pinho Davi. Portugal: Zéfiro, 2006, pp. 288-289.
Imagem: Domingo de Páscoa, 3 de Abril de 1994 - Fotografia de Jorge Barros (dia do falecimento de Agostinho da Silva)

Nenhum comentário: