28 de outubro de 2011

O Senhor do Boi e o Mestre Agostinho da Silva



por Lúcia Helena Sá e Sara Seilert


Teodoro Freire, conhecido como Seu Teodoro, nasceu em Castanho Claro, município de São Vicente de Férrea, na baixada do MA. É neto de um escravo africano da Fazenda do Tabocal e estudou até a quarta série do ensino fundamental. Levando uma vida simples e trabalhando em diversos ofícios, sempre foi um apaixonado pela história do Bumba-meu-Boi, um ritual lúdico, em forma de cortejo, que enfatiza o aspecto visual, teatral e contém personagens humanos, animais e seres fantásticos.

Por seu desempenho cultural, Seu Teodoro, é considerado um dos pioneiros na cultura popular de Brasília, ao introduzir na capital, inúmeros aspectos da cultura maranhense, como o Bumba-meu-Boi, Tambor de Crioula e Cacuriá. Após uma passagem pelo Rio de Janeiro, em Bom Sucesso, Teodoro torna-se uma figura admirada e prestigiada no circuito cultural da nova capital. O interesse pelas tradições e a cultura do seu estado começou a aflorar aos 5-8 anos de idade, quando fugia de casa para assistir aos ensaios do Boi. Este despertar deve-se à influência do tio materno que costumava brincar no Boi. Daí para frente, o menino não parou mais, foi um disseminador da Cultura do Boi por onde andou.

Quando adulto, Seu Teodoro saiu de sua terra natal e foi trabalhar em São Luis. Aí, participou dos grupos de dança do Boi da Ilha. Tempos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e casou-se em segundas núpcias, com Maria Sena Pereira, hoje com 78 anos, com quem teve nove filhos, 34 netos e 11 bisnetos. Eles moraram no Bairro Bom Sucesso, permanecendo de 1953 a 1961. Nesta cidade, em 1956, criou um Grupo de Boi que ensaia em Bom Sucesso, depois numa favela da Baixa do Sapateiro e se apresentou nos eventos culturais do Rio. Posteriormente, comprou um barracão para os ensaios do Boi. Políticos e maranhenses influentes ajudam Seu Teodoro e fundaram a Sociedade Carioca de Folclore Maranhense. Para acompanhar o marido em suas andanças com o Boi, Maria Sena aprende a bordar as indumentárias do ritual.

Em 1961, a convite de Ferreira Gullar, Seu Teodoro traz o Grupo do Boi para os festejos do primeiro aniversário da fundação de Brasília. Gostou da cidade e mudou-se para Sobradinho. Por intermédio de intelectuais influentes, tais como o folclorista Edson Carneiro, o antropólogo Darcy Ribeiro, o poeta Ferreira Goulart, ocupou no quadro de funcionários da UnB, o cargo de contínuo. Nesta Universidade trabalhou durante 28 anos. Foi nesse meio universitário que Seu Teodoro conheceu o lusobrasileiro George Agostinho Baptista da Silva, professor da Universidade, idealizada por Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e outros. Agostinho da Silva é considerado, depois de Fernando Pessoa, o maior pensador lusófono do século XX. O filósofo Agostinho da Silva aprimorou a formação intelectual de Seu Teodoro, dando-lhe uma visão da cultura popular brasileira e da mitologia Grega.



  Para ler o texto na íntegra clik aqui.
  Este artigo encontra-se na página 69.

Nenhum comentário: