19 de agosto de 2011

Hoje - Abertura da 48ª Festa do Boi de Seu Teodoro - A Matança do Gado

Por seu desempenho cultural, Mestre Seu Teodoro, é considerado um dos pioneiros na cultura popular de Brasília, ao introduzir na capital, inúmeros aspectos da cultura maranhense, como o Bumba-meu-Boi, Tambor de Crioula e Cacuriá.

Em 1961, a convite de Ferreira Gullar, Seu Teodoro traz o Grupo do Boi para os festejos do primeiro aniversário da fundação de Brasília. Gosta da cidade e muda-se para Sobradinho. Por intermédio de intelectuais influentes, tais como o folclorista Edson Carneiro, o antropólogo Darcy Ribeiro, o poeta Ferreira Goulart, ocupa no quadro de funcionários da UnB, o cargo de contínuo. Nesta Universidade trabalha durante 28 anos. É nesse meio universitário que Seu Teodoro conhece o lusobrasileiro George Agostinho Baptista da Silva, professor da Universidade, idealizada por Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e outros. O filósofo Agostinho da Silva aprimorou a formação intelectual de Seu Teodoro, dando-lhe uma visão da cultura popular brasileira e da mitologia Grega.

Agostinho frequentemente ia ao Barracão para entender e ensinar a importância do Festejo do Boi para a formação da cultura brasileira, cujo ritual remontava o mundo helênico. O Bumba-meu-Boi é uma recriação mítica da Era do Espírito Santo que integra aspectos do sagrado e do profano. O Mestre Agostinho evidencia para o grupo de Teodoro que as Festas do Boi, reavivam questões político-sociais que têm raízes na Batalha de Alcácer Quibir e marca o desaparecimento do rei D. Sebastião. Como consequência, ao final do ritual Bumba-meu-Boi os participantes reverenciam o santo São Sebastião. Ademais, a herança religiosa portuguesa é tão revivida no bailado do Bumba-meu-Boi, que é possível fazer um paralelo simbólico da morte e da ressurreição de Cristo. Este modo de pensar o Boi por Agostinho da Silva, deu oportunidade aos integrantes do Bumba de Teodoro a terem um entendimento filosófico das ações festivas do rito.

Confiram a programação da 48ª Festa do Boi de Seu Teodoro


LOCAL: Sede do Barracão do Grupo. Quadra 15 – AE n° 2 – Sobradinho I

DATA: 19 a 21/08/2011

HORÁRIOS: 19h-23h30(6ªf) // 15h-23h30(Sáb) // 5h às 19h (Dom)

Entrada Franca e Classificação Livre





Nenhum comentário: