15 de agosto de 2011

Exposição Brasiliana Itaú em Brasília











Panorama de São Luiz do Maranhão, c. 1860 | Joseph Léon Righini | Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural 

Pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas, documentos e livros ligados à história do Brasil desde o período colonial até as primeiras edições dos álbuns produzidos no século XIX, assim como os livros de artistas ilustrados do século XX, invadem o Distrito Federal com a chegada da mostra Brasiliana Itaú ao Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Com curadoria de Pedro Corrêa do Lago, a exposição fica em cartaz de 14 de julho a 21 de agosto. Entre seus destaques estão um retrato de Dom Pedro II ainda jovem, feito por Rugendas em 1846, a pintura Povoado Numa Planície Arborizada, de Frans Post, que retrata um típico vilarejo nordestino do começo do século XVII, além de um conjunto de quadros e gravuras de viajantes e naturalistas. 

A última parte da mostra contém livros de grande importância para a cultura brasileira, manuscritos de todos os governantes do país e documentos do período da escravidão. Também será exibida uma coleção em que a obra de grandes artistas se mescla com o trabalho de importantes escritores.

O acervo completo da Brasiliana conta com 1,2 mil itens, com cerca de cinco mil imagens.
Hoje, dia 15 de agosto às 19h, haverá uma mesa-redonda com a  participação do curador, Pedro Corrêa do Lago; do diretor da CAL, Zulu Araújo,  e do diretor do Museu Nacional da República, Wagner Barja. Amanhã, 16 de agosto, haverá visita-guiada com o curador às 16h.

Local: Museu Nacional Honestino Guimarães (Conjunto Cultural da República)
Data: até 21 de agosto
Visitação: de terça à domingo, das 9h às 18h30

Nenhum comentário: